Artigos
  01. A Dislexia no adulto, sua evolução e consequências...
  02. A inclusão escolar do disléxico
  03. A Dislexia existe?
  04. A importância do conhecimento
sobre os distúrbios de aprendiza...
  05. Conversa sobre a importância
da rotina
  06. Dislexia: Uma visão Psicopedagógica
  07. O fracasso dos jovens frente ao processo de leitura e escrita...
  08. DISLEXIA será mesmo um presente?
  09. Meu filho tem distúrbio de atenção?
  10. De educador para educador
  11. A importância dos vínculos afetivos no desenvolvimento...
  12. Orientações para o trabalho com disléxico em sala de aula
  13. Discalculia: A busca do tempo certo.
  14. Conhecendo a Dislexia através de casos clínicos
  15. Encanto X Espanto
  16. Como é lidar com o disléxico?
 
 
ABC Dislexia » Artigos » SAIBA QUAIS SÃO OS SINTOMAS MAIS SIGNIFICATIVOS DA DISLEXIA NAS DIVERSAS...
 
Dislexia meu filho

SINAIS DA DISLEXIA: Saiba quais são os sintomas mais significativos da dislexia nas diversas faixas etárias.


Importante ressaltar que somente uma equipe formada por profissionais capacitados (nas áreas da psicopedagogia, fonoaudiologia e neuropsicologia) e com especialização em dislexia, poderá (através do histórico e das avaliações pelas quais será submetido o indivíduo) dar o diagnóstico de dislexia.
 

Importante ainda apontar que nenhum sintoma isolado caracteriza um quadro de dislexia ou qualquer outro transtorno.

Sinais precoces antes da escola:

Antecedentes familiares (se algum familiar apresentou dificuldades semelhantes ou é diagnosticado como portador de dislexia)
Atraso na aquisição da linguagem oral
Disnomias: não se lembrar do nome, das coisas, vocabulário pobre
Dificuldades em consciência fonológica
Dificuldades para aprender rimas e canções
Memória de trabalho ineficiente, etc.
Aspectos da área visual: dificuldades nos movimentos oculares durante a leitura, dificuldade na discriminação visual, memória visual, etc.
Deficiência na coordenação visuo-motora fina: desenhar, recortar, pintar, etc.
Dificuldades para entender o que está ouvindo
Distúrbios do sono
Enurese noturna
Suscetibilidade a alergias e à infecções respiratórias

Fase escolar (a partir de dois anos após o início da alfabetização)

Importante ressaltar que os sinais relatados abaixo poderão ser indicativos de dislexia,
se ocorrerem dois anos após o início do processo de aquisição da leitura e da escrita.

As dificuldades manisfestas durante o processo de alfabetização são maturativas,
ou seja, fazem parte da aprendizagem e não se configuram em transtornos de nenhum porte.

Na leitura:

Predomínio da rota fonológica na leitura
Falta de estratégia para ler palavras novas
Trocas (visuais e auditivas), substituições, omissões de palavras
Não faz autocorreção
Não está automatizada, é entrecortada
Esforço para a leitura da palavra isolada e principalmente de pseudopalavras (palavras inventadas)
Não é fluente, sem entonação, não percebe modulações
Apresenta vocalizações em leitura silenciosa
Pouca compreensão
Evita ler
Não desenvolve hábito de leitura
Medo acentuado de ler em voz alta
Cansaço e desânimo quando lê
Compreende quando leem para eles

Na escrita:

Dificuldade na codificação: trocas (visuais e auditivas), migração e omissão de letras; junção, aglutinação e separações de palavras
Dificuldade para copiar de livros ou lousa
Lento, cansa-se rapidamente
Tarefas em sala de aula incompletas
Extrema dificuldade para redigir, produzir textos ou respostas por escrito
Pouco arquivo pessoal (dificuldade para armazenar conteúdo informativo)
Limita-se ao escrever: medo dos erros
Precisa de um tempo maior para elaborar a resposta
Disgrafia : dificuldade em orientação espacial, traçado de letra irregular (letra ilegível, em definição de tamanho, preferência por forma/bastão em relação à cursiva), sem domínio do espaço na página

Na matemática:

Normalmente apresenta ótimo raciocínio lógico (se não for portador de discalculia)
Pode ser rápido no raciocínio e errar porque queima etapas
Faz cálculos mentais, arrisca muito fazendo previsões
Ou se utiliza de recursos concretos para fazer cálculos (dedos ou desenha palitinhos)
Pode apresentar dificuldades no procedimento do cálculo por desorientação espacial (se desorganiza ao montar as contas em espaços delimitados)
Muita dificuldade para produzir e identificar sequências numéricas
Comete trocas e/ou inversões de números, sinais, operações
Dificuldades para memorizar tabuadas
Pode cometer erros por perdas (ou trocas) de dados do enunciado

No geral:

Apresenta grande discrepância entre sua potencialidade e resultados acadêmicos
Apresenta prejuízos em sua formação, decorrendo em comprometimentos em sua vida pessoal, emocional e profissional
Denota baixa estima, insegurança e pouca confiabilidade em suas possibilidades
Não apresenta disciplina para o trabalho
Em casa necessita de auxílio para suas tarefas escolares
Dificuldade para aprender uma língua estrangeira na leitura e escrita (já a oralidade aprende bem)
Apresenta disnomias: dificuldade para chamar as coisas pelo nome, ex: “Menina, pegue o treco e coloque em cima daquela coisa.”
Dificuldades para soletrar as palavras

Dificuldade acentuada para perceber a sílaba tônica das mesmas
Dificuldade para relatar uma história ou um filme a que assistiu (resgata detalhes, mas não os dados essenciais)
Dificuldade em provas de reprodução rítmica
Confusão com direcionamento direita/esquerda; em cima/embaixo, etc.
Por vezes apresenta dificuldades para amarrar (cadarços) e para abotoar
Dificuldades para ler horas em relógios analógicos
Muita dificuldade para memorizar sequências como dias, meses e estações do ano, para sequências numéricas e/ou alfabéticas (não consegue procurar palavras no dicionário)
Memória imediata deficitária e para armazenar a grafia dos vocábulos
Nas provas manifesta tensão, necessita de um tempo maior e de avaliações orais
Apresenta febre e doenças em vésperas de provas e/ou exames
Desatenção e dispersão (a dislexia pode vir associada a TDAH - déficit de atenção e/ou combinado com hiperatividade)
Esquece-se de fazer ou levar trabalhos e materiais escolares
Nunca anota nada na agenda e se anota se esquece de olhá-la
É desorganizado com seus pertences pessoais (ex: mochila material escolar), seu quarto, etc
Perde seus objetos pessoais.

A partir do ensino médio e jovens- adultos:

Muitos dos sintomas anteriores ainda são encontrados
Discrepância bastante significativa entre sua potencialidade e esforço, em detrimento dos resultados acadêmicos
Apresenta prejuízos em sua formação, decorrendo em comprometimentos em sua vida pessoal, emocional e profissional
Denota baixa estima, insegurança e pouca confiabilidade em suas possibilidades
Vocabulário acentuadamente pobre (desconhece o significado de palavras menos frequentes)
Leitura mais lenta
Muita dificuldade para compreender o conteúdo lido (como sintoma principal)
A leitura oral adquire mais fluência, embora com entonação deficitária
Não observa a prosódia e modulações da leitura
Permanece a dificuldade em identificar as sílabas tônicas dos vocábulos
Demonstra aquisição do código para grafar, mas possui dificuldades para se expressar adequadamente através desse código (redigir)
Ainda com dificuldades para armazenar a ortografia de palavras novas e/ou menos usuais
Muita dificuldade para produzir textos dissertativos
Dificuldade para argumentar e ser convincente (mesmo oralmente)
Não adquiriu a linguagem formal exigida para a expressão escrita
Dificuldades em manejos gramaticais desde os mais básicos
Pouca eficiência para grafar palavras de uso menos frequentes
Pode apresentar defasagem acentuada em seu arquivo de conhecimentos gerais

Tânia Freitas
tania@abcdislexia.com.br

 
 
Últimos Artigos
  O fracasso dos jovens frente...
  A inclusão escolar do disléxico...
  A importância do conhecim...
  Dislexia: Visão Psicopedag...
 

Perguntas Frequentes

  Afinal, o que é dislexia?
  Quais são os sinais mais exp...
  Qual o tratamento para os por...
  A dislexia pode ser adquirida?
 

Links

  www.dislexia.org.br
  www.institutoabcd.org.br
  www.andislexia.org.br
  Veja mais links...
 

Assista a entrevista

  Entrevista da psicopedagoga Tânia Maria de Campos Freitas, abordando o tema Distúrbios de Aprendizagem...Clique e assista
Home | Quem Somos | Artigos | Perguntas Frequentes | Eventos | Contato
ABC Dislexia. Todos direitos reservados. Desenvolvido por Criação de Loja Virtual